RCAW

Rio Climate Action Week vai propor debate sobre mudanças climáticas em agosto; veja como participar

Evento reunirá várias camadas da sociedade no Rio, de 23 a 29 de agosto. três meses antes da COP 30, em Belém do Pará; veja como participar.

Por g1 Rio

15/05/2025 17h43  Atualizado há um dia

A cidade do Rio de Janeiro será palco da primeira edição da Rio Climate Action Week (RCAW) entre os dias 23 e 29 de agosto – três meses antes da COP 30 em Belém do Pará.

O evento acontece em diferentes pontos da cidade e pretende reunir diversos setores da sociedade em torno do debate sobre as mudanças climáticas e soluções adaptadas à realidade brasileira.

Com uma programação descentralizada, a RCAW é realizada em parceria com a London Climate Action Week. Além de uma programação própria, o evento aceita a inscrição de atividades colaborativas por meio do site oficial rioclimateactionweek.org.

O que é a Rio Climate Action Week:

  • Evento aberto e apartidário
  • Programação própria e também colaborativa
  • Atividades como debates, palestras, exposições e visitas guiadas
  • Participação esperada de empresas, universidades, startups, ONGs e órgãos públicos

A RCAW é organizada no Brasil pela Pro Natura International, em apoio à presidência da COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro.

O evento pretende criar impulso para as discussões que ocorrerão na conferência da ONU, promovendo soluções para a crise climática adaptadas à realidade brasileira.

Atividades

Durante a semana, estão previstas ações imersivas, como:

  • Exibições artísticas com temas ambientais
  • Mostras de filmes
  • Jantares e encontros com lideranças
  • Visitas a espaços icônicos da cidade

Modelo internacional

A iniciativa é inspirada na edição de Londres, que acontece desde 2019 e já passou por cidades como Bangcoc, Dublin, Xangai e Sydney. Em 2024, o evento na capital britânica reuniu cerca de 45 mil pessoas.

A proposta da RCAW é ampliar o diálogo sobre sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico verde. A organização pretende envolver diferentes setores da sociedade, incluindo instituições financeiras, filantropia, academia, grupos culturais e esportivos, entre outros.

Share the Post:

Related Posts